Patrimônio Público e Fundações
Entre as funções do Ministério Público destaca-se a defesa do Patrimônio Público.
Dispõe o art. 129, inc. III, da Constituição Federal:
Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:
(…)
III – promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos.
A fim de atender o preceito constitucional foi criado no ano de ______ a primeira Promotoria de Justiça especializada na defesa do Patrimônio Público, que teve como titular o Dr. ___________________________.
Já em 1998 a Lei Complementar do Ministério Público de Pernambuco foi alterada criando o Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Defesa do Patrimônio Público e Social – CAOP/PPTS, tendo como atribuição principal estimular a integração entre as Promotorias de Justiça com atuação no combate à improbidade administrativa
Da mesma forma, compete ao CAOP/PPTS estabelecer intercâmbio permanente com os órgãos responsáveis pelo controle interno e externo da Administração Pública, a exemplo de Ouvidorias, Corregedorias, Tribunais de Conta, entre outros, objetivando o estabelecimento de parcerias que emprestem maior celeridade na identificação dos ilícitos praticados por agentes públicos e/ou particulares, assim como na pronta responsabilização destes.
Através da Resolução RES-PGJ Nº 005/2017, as atribuições do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Fundações e Entidades de Interesse Social foram absorvidas pelo CAOP PPS que passou a ser denominado Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Terceiro Setor, abrangendo os assuntos relativos às Fundações Privadas e Entidades de Interesse Social.
COORDENADORES
2000-2003: Lucila Varejão Dias Martins
2004-2005: Andrea Fernandes Nunes Padilha
2006: Ana Joêmia Marques da Rocha
2007-2008: Eduardo Jose Silva Cajueiro
2009: Roberto Burlamaque Catunda Sobrinho / Eduardo Henrique Borba Lessa
2010: Eduardo Henrique Borba Lessa / Ulisses de Araújo e Sá Júnior / Fernando Cavalcanti Mattos
2011: Fernando Cavalcanti Mattos / Maviael de Souza Silva
2011-2014: Maviael de Souza Silva
2014: Maviael de Souza Silva / Waldemir Tavares de Albuquerque Filho
2015-2018: Maviael de Souza Silva
CAMPANHAS:
OPERAÇÃO TRANSPARÊNCIA ELEIÇÕES 2002-2004
CAMPANHA “COMBATE AO NEPOTISMO”
“OPERAÇÃO RECONSTRUÇÃO” – ENCHENTES
“PROJETO ADMISSÃO LEGAL”
REPRESENTAÇÕES ORIUNDAS DO TCE-PE/MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS – GRUPO DE TRABALHO e COMISSÃO DE DEFESA DO PATRIMÔNIO PÚBLICO
AÇÕES PREVENTIVAS: TRANSIÇÃO DE PODER NAS ADMINISTRAÇÕES MUNICIPAIS