IX Encontro de Memoriais

No ano de 2018, entre os dias 20 e 21 de setembro, o Ministério Público de Pernambuco sediou o IX Encontro Nacional de Memoriais do Ministério Público. O evento teve como objetivo refletir acerca de temas relacionados à documentação e memória e trocar informações e experiências sobre a gestão de memoriais.

No primeiro dia, foi realizada a conferência de abertura, intitulada: "Memória Oral: instrumentos de coleta para a construção da identidade do MP", proferida por Antônio Torres Montenegro - doutor em História e Professor Titular de História do Brasil do Departamento de História da Universidade Federal de Pernambuco. Além disso, foi oportunizado aos participantes uma visita guiada ao Memorial da Justiça de Pernambuco, mediada por Mônica Pádua, historiadora e chefe do referido Memorial, com enfoque nas questões: Conservação e restauro de documentos, catalogação, digitalização e disponibilização de documentos, bem como, vivência em um memorial acessível.

No segundo dia, houve a Mesa: "Acessibilidade em espaços culturais - vivências de Pernambuco" - Fórum Permanente de Museus Acessíveis (FOPEMA), composta por Gabriela Maria Severien dos Santos, analista judiciário pedagoga e museóloga, responsável pelo Núcleo Educativo do Memorial da Justiça (TJPE) e coordenadora do FOPEMA; Laís Castro, audiodescritora e coordenadora do FOPEMA; Ernani Ribeiro, professor e pesquisador da Universidade Federal de Pernambuco. Também foi compartilhado o Relato de experiência: Projeto Memória e Ação do Ministério Público Federal e suas contribuições. Ainda neste dia, foi realizada uma reunião com os representantes dos Memoriais dos Ministérios Públicos e elaborada a Carta do Recife. No segundo momento, ocorreu uma visita guiada ao Paço do Frevo, mediada por Nicole Costa - antropóloga e gerente de conteúdo do Paço do Frevo, culminando com uma apresentação cultural.

1º dia


2º dia