Fonte: Assessoria Ministerial de Comunicação Social - MPPE
Nascida em Mirandiba/PE, ingressou no Ministério Público de Pernambuco em 1974. A sua primeira lotação foi na Promotoria de Petrolina, local onde permaneceu até o ano de 1978. Posteriormente, atuou na Promotoria de Orobó (1978 - 1982), na Promotoria de São Lourenço da Mata (1982 - 1986), na 4ª Promotoria da Capital (1986 - 1990), na 8ª Promotoria da Capital (1990 - 1993) e na 15ª Promotoria da Capital (1993). Ainda no ano de 1993, foi promovida para a 18ª Procuradoria de Justiça em Matéria Criminal, permanecendo até o ano de 1995, quando assumiu a 6ª Procuradoria de Justiça em Matéria Criminal, titularidade que manteve até a sua aposentadoria, no ano de 2003. Na atuação criminal, dedicou-se a análises mais profundas, obtendo a titulação de Doutora pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2001, com a tese: “A busca e apreensão e o devido processo”, cuja nota explicativa aponta ser este “um estudo sobre busca e apreensão entre os princípios constitucionais e a sua natureza de cautelar e não de meio de prova”. Somada às atuações nas Promotorias e Procuradorias, Drª Anamaria exerceu a função de Corregedora, entre os anos de 1994 - 1996, tendo sido eleita com 13 (treze) votos, de um total de 21 (vinte e um) apurados, tornando-se a primeira mulher eleita, no MPPE, para a função de Corregedora. Ainda como Corregedora, no ano de 1996, assumiu cumulativamente a função de Coordenação dos estágios do MPPE, na Escola Superior, desenvolvendo com a ESMP um entrelace significativo, tanto que, Drª Anamaria, também, foi pioneira como Diretora da ESMP, quando em 1999 foi nomeada para tal função, tornando-se a primeira mulher a assumi-la.
Como reconhecimento pelos serviços prestados à sociedade e ao MPPE, em 2020 (IN IN MEMORIAN), o MPPE lhe concedeu a medalha Patrono Roberto Lyra. Ainda como forma de homenagear Drª Anamaria Campos Torres de Vasconcelos, por sua atuação institucional, a nova sede do Grupo de Atuação Contra o Crime Organizado - GAECO e o do Núcleo de Inteligência do Ministério Público de Pernambuco - NIMPPE, inaugurada em agosto de 2023, recebeu o nome da destacada Procuradora.
Fontes pesquisadas: Diário Oficial do Estado de Pernambuco - DOE, Diário Oficial do MPPE, Jornal Diário de Pernambuco, Repositório de Teses e Dissertações da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE e ficha funcional.