Roberto Lyra


Fotografia - Carolina Pinheiro M. Cahu

O Edifício Promotor de Justiça Roberto Lyra, atual sede do Ministério Público de Pernambuco, adquirido em 1996, está situado entre a Avenida Martins de Barros e a Rua Imperador Dom Pedro II, no bairro de Santo Antônio, um dos bairros mais antigos da cidade. O Edifício Sede é formado por duas construções, datadas do século XIX, porém, após sucessivas reformas, adquiriu fachada única.

Recebeu o nome de Edifício Promotor de Justiça Roberto Lyra, ainda em 1996, em homenagem ao renomado Promotor de Justiça brasileiro e conhecido pelo título de "Príncipe do Ministério Público Brasileiro".

Roberto Tavares Lyra nasceu em Recife, em 1902. Com apenas 13 anos, ingressou no curso de Direito da Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais do Rio de Janeiro. Em 1924, ingressou no Ministério Público do Rio de Janeiro. Foi jurista, professor e jornalista. Juntamente com Nelson Hungria, compôs a Comissão Revisora do Projeto do Código Penal de 1940. Autor de centenas de livros, dentre eles, "O Ministério Público e o Júri" (1933) e "Teoria e Prática da Promotoria Pública" (1937). Idealizava um Ministério Público Social, de combate às injustiças e de defesa da democracia.

Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 1982.